Qual espaço sobra para os humanos com o avanço da Inteligência Artificial? Há desafios, mas existem também inúmeras oportunidades, inclusive de emprego! Conheça a “Ciência de Dados”, a profissão do presente.
Pois é, eu passei 4 dias mergulhada num dos maiores congressos de Inteligência artificial do mundo que aconteceu semana passada no Vale do Silício e saí de lá com uma lista de reflexões sobre os desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial apresenta para a inteligência natural dos humanos.
Enquanto a gente ouve falar em carros autônomos, já tem pesquisador testando caminhões e navios de carga autônomos.
Enquanto a gente ouve falar em IA para aumentar a precisão de diagnósticos médicos, já tem pesquisador usando a tecnologia para prevenir doenças e também para determinar o melhor tratamento para cada indivíduo.
Mas antes de mais nada, uma rápida definição de inteligência artificial pra gente ficar alinhado aqui no assunto:
- Inteligência Artificial é a automatização de processos ou ações que só é possível a partir do cruzamento de dados com a tecnologia.
Ou seja: pensa no Waze, por exemplo: se eu venho para a TV Globo toda quinta-feira, ele já sabe que nesse dia, quando eu ligo o aplicativo cedinho, provavelmente, eu quero que ele me navegue pra cá no menor tempo possível. E aí, ele usa tecnologia de geolocalização e cruza com as minhas informações e as de todos os usuários que estão percorrendo todos os caminhos possíveis para sugerir a melhor rota pra mim.
Dito isso, vamos aos mitos, desafios e oportunidades que a IA traz pra nós:
IA é só para jovens?
Errado! O que eu vi no evento que promovia a aceleração da IA foi muita cabeça branca mentorando projetos. Pq? Porque é necessária muita experiência e consistência para programar as máquinas que prometem resolver nossos problemas.
Ameaças da Inteligência Artificial
Por falar em problemas, vamos primeiro às ameaças ligadas à IA:
- Ameaça #1: 57% dos trabalhos estão potencialmente ameaçados – os mais afetados são os profissionais menos qualificados e com os piores salários (que fazem trabalhos repetitivos) e isso pode gerar uma bola de neve que traz uma segunda ameaça importante:
- Ameaça #2: Aumento da desigualdade não só social, mas intelectual principalmente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento
Para o Presidente da Nvidia, Jensen Huang, países como a China e a índia encontraram na ciência de dados a grande ferramenta de transformação e essa pode ser também a saída para países da America Latina, como o Brasil. Para isso, é preciso que a tecnologia fique mais acessível e um investimento em educação. A grande maioria das pesquisas que eu vi lá no congresso na California era sempre apoiada por grandes universidades (Harvard, Standford, Berkeley, entre outras).
Oportunidades da Inteligência Artificial
E daí, que a gente começa a falar das oportunidades:
- Oportunidade #1: Os cientistas de dados são a PROFISSÃO do PRESENTE – não digo do futuro porque nos Estados Unidos, grandes empresas de tecnologia hoje têm centenas de vagas abertas que elas não conseguem preencher. O cientista de dados transforma dados em informações úteis. Por isso ele é tão fundamental em tempos de excesso de dados. Alguém precisa organizar as informações ou elas simplesmente não valem nada.
- Oportunidade #2: A tecnologia pode muito. Mas ela pode ainda mais em combinação com o homem.
A criadora de uma startup de saúde trouxe algumas estatísticas interessantes:
- Segundo ela, os diagnósticos feitos por humanos tem 75% de precisão.
- Os diagnósticos feitos por IA tem 85% de precisão
- E os diagnósticos realizados em conjunto atingem 91% de precisão.
Esse é o segredo: unir tecnologia e talentos de todas as idades para transformar!
Leia também:
Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança
Entretenimento imersivo: uma experiência que estimula todos os sentidos
Um lugar onde criamos o que os outros pensam que é ficção científica