Ailton Krenak, um indígena Krenak, filósofo, escritor e indigenista, nos leva numa viagem profunda sobre a relação do ser humano com a natureza no episódio especial que é parte do filme Inspira. Ele fala sobre a importância da água como condutor da vida e como a nossa fome insaciável está levando a Terra para um caminho perigoso.
Destaco algumas mensagens e reflexões importantes:
- A água é vida: Krenak nos lembra que a água é a própria essência da vida, conectando tudo e todos.
- A sustentabilidade é um mito: A gente já devastou a Terra, consumindo mais do que ela pode oferecer. A busca pela sustentabilidade é um escapismo, já que estamos indo para Marte porque comemos a Terra.
- A pegada humana: Krenak nos convida a refletir sobre o impacto da humanidade na Terra, como uma pegada gigante que marca a nossa presença.
- Sofrimento não ensina: É hora de abandonar a ideia de que aprendemos com o sofrimento. A história da humanidade mostra que a gente não aprende com os erros, e a Terra está sofrendo as consequências.
- Atividade e Fluidez: Para transformar o mundo, precisamos agir e ser ativos, fluir e romper com as fronteiras que nos limitam.
Fica a dica: para quem se interessar em ver mais, deixo o link para o episódio: