Para os mais conservadores, a ideia pode até assustar. Mas o fato é que as casas conectadas ou inteligentes estão às portas! Eletrodomésticos inteligentes, interação via smartphone e controle a distância são alguns dos destaques desse conceito.
Nesse caminho, estão envolvidas as inovações em residências, a internet das coisas e seus impactos na sociedade. Neste post, convidamos você a descobrir um pouco desse caminho.
O futuro da sua casa pode estar sendo descrito neste artigo! Então vale um pouco de atenção e reflexão sobre tudo o que pode acontecer. Acompanhe agora algumas particularidades interessantes sobre as casas inteligentes.
Internet das coisas
Impossível falar sobre casas inteligentes e não mencionar o potencial do conceito da internet das coisas, a capacidade de integrar objetos e dispositivos inteligentes às pessoas.
Um exemplo que demonstra a utilidade da inteligência é a geladeira criada pela Samsung com uma tela frontal, na qual é possível fazer lista de compras, tirar fotos e até ouvir música. Quem nunca se deparou com a situação de estar em um supermercado e não saber exatamente o que é necessário comprar? Com esse dispositivo, basta acessar o app para descobrir!
Hoje já é possível encontrar uma série de equipamentos e dispositivos, desde simples lâmpadas até eletrodomésticos, com conexão inteligente e interatividade via aplicativos de smartphones.
Smart homes
Não é difícil compreender que todo esse avanço proporcionou ideias inovadoras sobre o conceito de casas conectadas, também chamadas de smart homes. Há níveis de automação e empresas de engenharia voltadas para a implantação desse tipo de sistema em residências.
A inteligência possibilita o controle por comando, ou até mesmo automático, de luz, som, temperatura e segurança de residências. Que tal a inteligência artificial da Fibaro, que avisa por meio do smartphone a sua chegada à residência? Com um simples comando, calcula-se o tempo estimado pelo GPS e a casa é preparada para receber você de forma personalizada.
Facilidade de controle, comodidade, segurança e economia de energia são apenas alguns dos principais objetivos de uma smart home. Dessa forma, o investimento nesse conceito não se trata simplesmente de um luxo, mas uma praticidade que pode se tornar muito popular nos próximos anos.
Implantação do conceito
Um sistema de internet seguro e potente é a base principal para a implementação do conceito. Wi-Fi, Bluetooth e ondas de rádio são alguns dos recursos que podem ser utilizados na instalação de um sistema em casas conectadas.
A partir disso, um conjunto, ou mesmo um único provedor, elabora um sistema de acesso por aplicativo com interação direta com todos os dispositivos possíveis. O investimento em eletrônicos inteligentes também faz parte do investimento e deve ser considerado na infraestrutura do conceito.
Por último, porém não menos importantes, vem a aquisição de acessórios inteligentes que farão a comunicação entre os dispositivos. Hubs, controladores, sensores, reguladores de temperatura, entre outros, estão na lista de quem deseja implantar um sistema de automação residencial.
Que tal morar numa casa conectada e inteligente? Compartilhe agora mesmo em suas redes sociais essa interessante inovação e engaje seus amigos na era da Transformação Digital.
Leia também:
Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança
Entretenimento imersivo: uma experiência que estimula todos os sentidos