O tempo está cada vez mais exíguo com as rotinas de trabalho atribuladas e movimentadas. Por outro lado, a necessidade de informação, conhecimento e aperfeiçoamento aumenta. De que forma conciliar ambas as realidades? A resposta é a estratégia de microlearning — ou pílulas do conhecimento —, que está em crescente popularização atualmente.
Você já ouviu falar sobre essa técnica? É possível que tenha recebido em sua caixa de e-mail ou redes sociais pequenas doses de assuntos ou mensagens breves, explicando algum conceito ou informando sobre determinada questão.
O microlearning funciona justamente assim: a estratégia leva mensagens curtas e objetivas até o receptor, para informar e formar. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!
O que é microlearning, ou pílulas do conhecimento?
Trata-se de uma estratégia elaborada dentro do planejamento de uma empresa, ou um curso, para disparar conteúdos breves, pontuais, concisos e frequentes. No entanto, isso não significa que os materiais devam ser superficiais.
Nesse sentido, o ideal é condensar as informações e dados úteis em um formato pequeno, acessível e de rápido consumo. O nome “pílula”, não à toa: é algo para ser consumido rapidamente, mas que cause efeito na vida do leitor.
E o que compartilhar por meio do microlearning? São muitas opções, desde reforçar orientações até ensinar novos procedimentos e padrões, passando por notificar sobre assuntos importantes. Lembre-se de que precisa haver um viés educacional nesses casos — microlearning não é assessoria de imprensa ou comunicação interna.
Quais as vantagens do microlearning?
Receber conteúdos pontuais e, melhor ainda, úteis e importantes, é o que todo trabalhador atarefado deseja. Afinal, supre as necessidades por atualização e aperfeiçoamento, sem tomar muito tempo, como seria um treinamento tradicional.
Para os gestores ou administradores, é a garantia de que terá a atenção do funcionário ou aluno, tornando a mensagem mais efetiva. Pense bem: ao invés de marcar uma grande conferência, por que não investir em disseminar conteúdos periodicamente?
Quais são os formatos do microlearning?
Há muitas possibilidades, desde o envio de mensagens de texto (e-mail, redes sociais ou mensagens de celular) até os vídeos breves nas plataformas disponíveis. Não pense que só o YouTube funciona aqui. Outras possibilidades, como o Instagram, também são interessantes. Tudo depende do perfil da sua empresa e da sua necessidade específica.
O importante é criar e executar uma estratégia. Desse modo, o planejamento das suas pílulas do conhecimento deve ter começo, meio e fim, com mensuração de resultados e análise posterior. Aliás, considere incluir um call-to-action, espécie de incentivo para alguma determinada ação, para facilitar o trabalho pós-disparo de mensagens.
Por fim, vale responder uma importante questão: quando NÃO usar o microlearning? Bem, quando for necessário, por exemplo, um treinamento complexo e extenso, que exija atenção total, a estratégia pode não ser eficiente.
Portanto, sempre que precisar de uma aproximação maior com o seu público, é essencial marcar encontros presenciais ou por teleconferência, que permitam o diálogo mais aprofundado. Se não for esse o caso, as pílulas do conhecimento fazem um grande trabalho em informar uma equipe ou alunos.
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