Franquias digitais vem ganhado espaço no mundo digital
Para viver num mundo em transformação, os negócios estão exigindo de nós uma mudança de mindset, de jeito de pensar. E o primeiro passo é não só não resistir a mudanças como aprender a surfar nessa onda, no mínimo desenvolvendo uma maneira de se sentir confortável num mundo de muitas incertezas.
Dito isso, é importante que a gente esteja atento a novas oportunidades. Neste artigo vamos detalhar um pouco mais o modelo de “Franquias Digitais“. Elas têm atendido um universo de pessoas que perderam o emprego na crise ou mesmo de aposentados que querem complementar a renda. Não exige, nenhum expertise especial ou que você tenha um produto próprio para vender. E o investimento inicial é quase zero!
O que são as franquias digitais? São oportunidades de você representar marcas ou abrir “filiais / franquias” virtuais de lojas que já existem e estão bem estabelecidas no mercado. E o franqueado é comissionado pela venda realizada a partir do seu perfil ou loja própria.
Ex: A Natura usa esse modelo como uma evolução da venda direta, com o intuito de reforçar o papel das consultoras, que fazem a venda porta-a-porta e também via internet. A entrega e a cobrança ficam por conta da marca. O casamento entre o esforço de venda online e offline, geralmente resulta em melhor performance. E isso vem acontecendo na Natura desde o início do projeto que já conta com 200 mil franqueadas (ou consultoras digitais).
Então, para você ter a sua franquia virtual e poder fazer a sua vitrine e criar a sua estratégia de venda existe um custo de entrada são 59 reais e uma taxa mensal, que é baixinha, de cerca de 2 reais…
Se muita gente ainda resiste em comprar pela internet porque acha um ambiente frio demais, ter uma pessoa que intermedie essa venda é um super ganho.
O Magazine Luiza é outra referência de franquia digital embora eles não nomeiem o projeto assim e, por um motivo: o acesso à plataforma Magazine Você é gratuito. Eles chamam de Social Commerce, e em vez de franqueados, eles consideram ter divulgadores da loja. O projeto começou em 2011 exclusivo para redes sociais, porque a marca queria a sua influência junto aos seus amigos. E mais recentemente, foi criada uma plataforma em que cada lojista tem uma URL própria, um endereço próprio na rede. Sem pagar por isso.
Eles não divulgam o número de lojistas virtuais, mas no ano passado registraram um crescimento de 153% em vendas pela plataforma Magazine Você.
Que cuidados é preciso ter em relação a franquias digitais?
Primeiro ter certeza de que você está entrando para um negócio bem estabelecido. Há muitas franquias digitais novas que têm processos ainda muito inconsistentes que não se sustentam.
A franquia é virtual, mas não é mágica. Exige dedicação contínua, como se você tivesse uma franquia física. Com a vantagem de que você não precisa investir em estoque.
O ponto de atenção é que internet não tem território. Diferente do mundo físico, o franqueado não tem reserva de região. E portanto, o que tem acontecido em muitos casos é franqueado competindo com franqueado.
Resultado, muitas franquias digitais se desestimulam com os resultados e fecham com a mesma velocidade que abrem. Afinal, como não houve um grande investimento, a pessoa abandona o negócio.
Já dizia o poeta, “Que seja eterno enquanto dure”, certo? O modelo tem servido para resolver emergências pontuais de forma bem honesta. Para o consultor de franquias, Marcus Rizzo, o ponto sensível é a sustentação do modelo. Ele sempre diz que não se escolhe negócio pelo custo inicial e sim, por afinidade. E isso sempre tem que ser levado em consideração.
Assista ao comentário de Patricia Travassos no Conta Corrente, na Globonews: