Você sabia que as empresas francesas formam o maior empregador estrangeiro no Brasil? Quando as culturas se aproximam, as diferenças e semelhanças ficam mais evidentes. Os aprendizados mútuos também, principalmente durante uma crise como a que estamos enfrentando.
O fundador da MOX Digital Xavier Leclerc, que também integra a Câmara de Comércio França-Brasil no Rio e o board do French Tech São Paulo, compartilhou no Café com Prosa suas reflexões sobre as lições deixadas até o momento pelo Novo Coronavírus.
Para ele, os empreendedores brasileiros têm capacidade de pensar em como contribuir socialmente para além dos seus negócios, “colocando a mão na massa”. Enquanto os franceses historicamente aguardam que o Estado aponte a direção a ser seguida. É uma diferença cultural. E o que se vê nas marcas francesas que atuam no Brasil é o crescimento de sua responsabilidade e engajamento voltados ao coletivo. Mais do que social, é um posicionamento societal.
Para Leclerc, a pandemia deixou evidente a importância da tecnologia para o sucesso das empresas. Qualquer negócio terá de alguma forma que se integrar com a tecnologia, seja na gestão ou em seus produtos ou serviços.
Mas isto não basta. O fator humano também ganhou importância nesse momento em que se tornou ainda mais sutil o limite entre vida profissional e pessoal. O papel de um líder mudou em plena pandemia. Exige-se dele mais sensibilidade para lidar com o time, mais participação nos processos de decisão, maior capacidade de motivação. Surgem nesse momento plataformas online de educação corporativa para avaliar a maturidade digital das empresas, identificar as competências necessárias e desenvolver lacunas técnicas e culturais dos colaboradores e lideranças, afirma Leclerc.
E o que nós queremos como empresas? Um futuro mais produtivo, mais lucrativo ou mais humano? Todas as corporações, em qualquer mercado, estão diante de uma situação nova, nunca antes vivida. E por isso é tempo de se reinventar, repensar no sentido de evoluir.
Assista à entrevista na íntegra no Café com Prosa
Conheça a Prosa Press
A Prosa Press é uma Produtora de Vídeos que oferece soluções inovadoras e criativas em formato audiovisual para empresas. Conheça alguns de nossos serviços:
- Filmes Publicitários e Branded Content
- Vídeos corporativos (Institucionais, Manifestos, Explicativos, Tutoriais, Animações, etc)
- Marketing Digital
- Webseries
- Master Classes e Cursos online
- Conteúdo especial para Feiras, Congressos e Convenções (Vídeos, Apresentações, etc)
- Projetos Autorais para TV e Internet
Leia também:
Café com Prosa: Marcas em tempo de pandemia
Agências e produtoras experimentam novos formatos de campanhas