Por Clovis Travassos
No último dia 25 a Apple realizou mais um de seus famosos “Special Events” para lançar a sua mais nova linha de produtos. Foram lançados os novos iPhones, iPads e iMacs, certo? Errado! Eles nem falaram nisso.
A Apple dedicou quase 2 horas para apresentar os seus 4 novos serviços que prometem sacudir as respectivas indústrias. São eles:
- Apple News+
- Apple Arcade
- Apple Card
- Apple TV+
As plataformas Apple News+ e Apple Arcade
O Apple News+ (revistas e jornais) e o Apple Arcade (games) tem conceitos similares. São plataformas onde o cliente paga uma assinatura mensal para ter acesso ao acervo de conteúdo com a marca da “curadoria da Apple”. O modelo é aparentemente bastante similar ao já consagrado pelo Spotify e pelo Netflix. A empresa aposta na sua capacidade de realizar uma curadoria de primeira linha para garantir conteúdo e informação de qualidade. Para quem gosta, o design é um show a parte!
O portfólio de revistas e jornais terá títulos como National Geographic, Rolling Stone, Time, Wired, New Yorker, The Wall Street Journal, entre muitos outros. O serviço deve revolucionar a indústria e trazer novos desafios para as empresas tradicionais do setor (assim como já aconteceu no passado com o mercado da música).
A Apple virou Fintech?
A Apple lançou o serviço Apple Pay há cerca de 2 anos e já colhe bons números de adesão do serviço nos EUA, Europa, Ásia e Oceania. Agora a empresa se juntou com o Goldman Sachs e com a Mastercard para lançar o Apple Card. O diferencial estaria na promessa de Cashback para as compras realizadas com o cartão, na segurança da plataforma, na experiência de ter informações financeiras organizadas no aplicativo e, no belíssimo design do cartão (outra vez).
A Apple virou estúdio?
Mas, pelo visto a grande aposta da empresa está na Apple TV+. Será uma plataforma de streaming que promete mesclar o melhor do Netflix, da TV por assinatura e dos serviços de VOD. Além disso, a empresa disponibilizará o conteúdo no celular, no iPad, nos computadores e nas SmartTVs. Ou seja, será possível acessar todo este conteúdo de praticamente qualquer dispositivo.
A Apple vai lançar ainda uma série de grandes produções de conteúdo original (séries, filmes e documentários exclusivos). O elenco inicial conta com nomes como Steven Spielberg, Oprah Winfrey, Jennifer Aniston, Reese Witherspoon, Steve Carell, Sofia Coppola, entre muitos outros.
Quando os serviços chegam ao Brasil?
Todos os serviços devem ser lançados nos EUA ao longo de 2019 e, na maioria deles há a promessa de que o lançamento será simultâneo em mais de 100 países. Agora é esperar para ver quando estas novidades chegarão ao Brasil (e quanto custarão por aqui).
A concorrência pode estar onde você nem imagina
Um ponto que chama bastante a atenção é que as ameaças nos dias de hoje já não vem mais dos nossos concorrentes tradicionais. O mundo está mudando rápido demais e as novas tecnologias estão trazendo novas soluções mais simples e mais baratas. E neste caso, a inovação não chega por uma startup que vem desafiar gigantes. É a vez da Apple com todo o seu poder de investimento, tecnologia, branding e etc propor novos modelos de negócio para indústrias tradicionais.
Obs.: Para quem gosta de ver um evento megaproduzido e com atenção aos mínimos detalhes, recomendo assistir ao vídeo completo do evento. Vale a pena!
Leia também:
Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança
Entretenimento imersivo: uma experiência que estimula todos os sentidos