Os novos alvos da Apple

Os novos alvos da Apple

Por Clovis Travassos

No último dia 25 a Apple realizou mais um de seus famosos “Special Events” para lançar a sua mais nova linha de produtos. Foram lançados os novos iPhones, iPads e iMacs, certo? Errado! Eles nem falaram nisso.

A Apple dedicou quase 2 horas para apresentar os seus 4 novos serviços que prometem sacudir as respectivas indústrias. São eles:

  • Apple News+
  • Apple Arcade
  • Apple Card
  • Apple TV+

As plataformas Apple News+ e Apple Arcade

O Apple News+ (revistas e jornais) e o Apple Arcade (games) tem conceitos similares. São plataformas onde o cliente paga uma assinatura mensal para ter acesso ao acervo de conteúdo com a marca da “curadoria da Apple”. O modelo é aparentemente bastante similar ao já consagrado pelo Spotify e pelo Netflix. A empresa aposta na sua capacidade de realizar uma curadoria de primeira linha para garantir conteúdo e informação de qualidade. Para quem gosta, o design é um show a parte!

https://youtu.be/Im5c5WR9vMQ

O portfólio de revistas e jornais terá títulos como National Geographic, Rolling Stone, Time, Wired, New Yorker, The Wall Street Journal, entre muitos outros. O serviço deve revolucionar a indústria e trazer novos desafios para as empresas tradicionais do setor (assim como já aconteceu no passado com o mercado da música).

A Apple virou Fintech?

A Apple lançou o serviço Apple Pay há cerca de 2 anos e já colhe bons números de adesão do serviço nos EUA, Europa, Ásia e Oceania. Agora a empresa se juntou com o Goldman Sachs e com a Mastercard para lançar o Apple Card. O diferencial estaria na promessa de Cashback para as compras realizadas com o cartão, na segurança da plataforma, na experiência de ter informações financeiras organizadas no aplicativo e, no belíssimo design do cartão (outra vez).

https://www.youtube.com/watch?v=HAZiE9NtRfs&feature=youtu.be

A Apple virou estúdio?

Mas, pelo visto a grande aposta da empresa está na Apple TV+. Será uma plataforma de streaming que promete mesclar o melhor do Netflix, da TV por assinatura e dos serviços de VOD. Além disso, a empresa disponibilizará o conteúdo no celular, no iPad, nos computadores e nas SmartTVs. Ou seja, será possível acessar todo este conteúdo de praticamente qualquer dispositivo.

A Apple vai lançar ainda uma série de grandes produções de conteúdo original (séries, filmes e documentários exclusivos). O elenco inicial conta com nomes como Steven Spielberg, Oprah Winfrey, Jennifer Aniston, Reese Witherspoon, Steve Carell, Sofia Coppola, entre muitos outros.

https://youtu.be/Bt5k5Ix_wS8

Quando os serviços chegam ao Brasil?

Todos os serviços devem ser lançados nos EUA ao longo de 2019 e, na maioria deles há a promessa de que o lançamento será simultâneo em mais de 100 países. Agora é esperar para ver quando estas novidades chegarão ao Brasil (e quanto custarão por aqui).

A concorrência pode estar onde você nem imagina

Um ponto que chama bastante a atenção é que as ameaças nos dias de hoje já não vem mais dos nossos concorrentes tradicionais. O mundo está mudando rápido demais e as novas tecnologias estão trazendo novas soluções mais simples e mais baratas. E neste caso, a inovação não chega por uma startup que vem desafiar gigantes. É a vez da Apple com todo o seu poder de investimento, tecnologia, branding e etc propor novos modelos de negócio para indústrias tradicionais.

Obs.: Para quem gosta de ver um evento megaproduzido e com atenção aos mínimos detalhes, recomendo assistir ao vídeo completo do evento. Vale a pena!

Leia também:

A profissão do presente

Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança

Entretenimento imersivo: uma experiência que estimula todos os sentidos

Fomos ali dar uma voltinha no futuro