Que tal acrescentar mais uma opção inteligente em sua estratégia de conteúdo? Os
podcasts estão conquistando cada vez mais a simpatia e a preferência de muitos usuários e vale a pena pensar no que chamamos de
áudio marketing.
O fato é que não é só em momentos de trânsito, realizando esportes ou em outras atividades de movimento que
o uso do áudio é favorável. Dá para ser atrativo e criar uma experiência que aproxime melhor os ouvintes com esse recurso.
Atentas a essas demandas, várias empresas já estão trabalhando a estratégia e enriquecendo seu planejamento. Então, é uma excelente hora para se aprofundar no assunto e se sobressair. Confira este guia completo!
O que é o áudio marketing?
O conteúdo em áudio é mais uma forma de atração de usuários na internet. Apesar de ainda ser negligenciado por muitos, representa um recurso mais econômico e com retorno garantido. O áudio marketing se baseia em
criações de podcasts, audiolivros, narrações de posts, entre outros.
A
Edison Research comprova a tendência de adesão nos Estados Unidos. Os números apontam aumento na audição de podcasts, de 21 a 26% entre 2016 e 2018. Em audiolivros, o estudo sinaliza uma assiduidade em escutas acima de 40% de internautas. A casa, o carro e o trabalho são os preferidos para reprodução, com 49, 22 e 11% respectivamente.
Tanto o crescimento do áudio marketing como as tendências em vídeos justificam o interesse de grandes marcas em diversificar seu conteúdo. E não se pode negar o reinado dos velhos e bons blogposts no ranqueamento e impulsionamento SEO, assim como já não se pode contestar o acréscimo de qualidade que essas ferramentas têm oferecido.
As estratégias em áudio envolvem alternativas de comunicação que aumentam a sensação de proximidade com o usuário. Dentre os principais benefícios obtidos em conteúdos sonoros apontamos principalmente:
- maior conveniência por meio de acessos a qualquer momento e em diversos dispositivos;
- mais pessoalidade e humanização com uso de tom de voz adequado e expressividade em pontos-chave.
O áudio marketing pode ser utilizado para
aumentar o alcance de campanhas online. É possível popularizar o negócio, melhorar o reconhecimento da marca e impulsionar vendas.
Por meio dessa estratégia também torna-se viável explorar diversas formas comunicação online, como artigos, depoimentos, mídias sociais e até músicas em trilhas sonoras,
jingles entre outras possibilidades.
Por fim, destacamos um conceito inerente dessa tecnologia que é a
“voz das coisas”. As empresas estão utilizando o avanço do uso do som em conteúdos para criar estratégias de interação por voz.
As novas possibilidades em inteligência artificial e machine learning contribuem para o desenvolvimento de tecnologias e inovação. As chamadas
assistentes virtuais representam o maior exemplo de interação entre máquina e humano de forma exclusivamente sonora.
Por meio desse recurso é possível estabelecer uma
forma de diálogo com a máquina com perguntas e respostas automáticas. De acordo com o que é solicitado, a máquina assume o controle e executa ações, além de apresentar alternativas, sugestões e indicar opções de compra ao usuário.
Gigantes mundiais como Google, Amazon, Apple, Microsoft e Alibaba já entraram nessa onda e acrescentaram em suas plataformas de inteligência artificial assistentes digitais como Siri, Alexa, dentre outros.
Como fazer?
Não é tão difícil implementar
recursos de voz em sua estratégia de marketing. Considerar as preferências do usuário e os canais ideais para retorno de investimento representam ponderações chave nesse contexto.
Conheça agora algumas
ações que já estão gerando bons resultados!
Grave seus blogposts
Grave seus artigos, distribua em reproduções nas páginas e use o player de áudio para gerar novos leads. Use plataformas de integração como o
Vooozer, que oferecem uma experiência diferente da leitura mecânica e sem entonação oferecidas atualmente.
Acompanhe as métricas de consumo para
verificar a linha de crescimento da audiência. Quantidade de reproduções, taxas de engajamento e outras medições podem ser controladas. Rock Content e Resultados Digitais são algumas das empresas que
melhoraram o desempenho online com essa estratégia.
Melhore a navegação com áudio
Reproduza
conteúdos sonoros em seu site. Esse recurso melhora a experiência de acesso e torna a visita muito mais agradável.
Grave depoimentos
Com a permissão de usuários, publique
depoimentos sobre as qualidades da marca. Esse recurso aumenta a sensação de sinceridade e emoção causada pela humanização que a voz contém.
Use as mídias sociais
A ideia é criar ganchos para gerar engajamentos como comentários, compartilhamentos ou curtidas. O Facebook, por exemplo, oferece o Live Áudio para transmitir mensagens diretas.
Use músicas
Use canções para atrair seguidores. É possível
criar listas de reprodução em canais streaming de músicas populares. Pepsi e Toyota são algumas das empresas que utilizaram essa estratégia.
Há uma possibilidade de segmentar anúncios pagos em plataforma de distribuição de música. Spotify, iHeartMedia e Pandora oferecem tecnologias para alcançar clientes com base em suas preferências musicais.
O que são podcasts?
Podcasts são mídias de transmissão de informações. A ideia é que
funcione como um programa de rádio sobre determinado tema, mas com uma diferença: o conteúdo é sob demanda. Dessa forma, é possível ouvir a qualquer momento.
Tecnicamente falando, é um conteúdo de mídia transmitido via RSS. Dentre as tecnologias utilizadas, destacamos:
- iTunes e Ziepod para PCs;
- BeyondPod e PodStore para Android;
- o nativo Podcasts para iOS;
- além de outros aplicativos denominados agregadores de podcasts.
Dentre os formatos disponíveis para reprodução de áudio,
os podcasts são os mais expressivos, alcançando boa parte da audiência online. A experiência é semelhante à do rádio, porém é possível diversificar o conteúdo com outros assuntos, além de programas como cursos, palestras, debates etc.
Esse tipo de conteúdo é o mais favorável para reprodução em horários de almoço, durante afazeres domésticos, no trânsito, em locais de espera ou qualquer outro momento em que seja mais difícil o acesso por telas.
Podcasts também podem representar a personalidade de alguém ao criar um conteúdo que reflita suas ideias, reproduza listas de canções preferidas e exponha suas opiniões pessoais. O podcaster permite uma relação mais próxima com o usuário, segmentando a audiência e alcançando o público-alvo desejado.
Adam Curry, ex VJ da MTV, criou esse termo em 2004. A
junção entre as palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio) é que forma a palavra podcast. Ele foi o primeiro agregador e disponibilizador do código para que outros programadores pudessem utilizar e aprimorar a tecnologia.
Os usuários podem acompanhar diretamente pelo smartphone ou no computador. Os lançamentos de novos episódios são automáticos, sendo disponibilizados em aplicativos online ou até para audição offline. A baixa transferência de largura de banda evita o alto consumo de dados da operadora de telefonia móvel.
Para que servem e como fazer?
A reprodução de podcasts está no topo entre os
formatos mais utilizados para reprodução sonora, sendo a principal tecnologia para implementação de áudio marketing.
Vamos apresentar agora um
passo a passo organizado sobre a criação de podcasts. O processo não é complicado, basta respeitar uma ordem de elaboração para garantir um conteúdo de melhor qualidade. Acompanhe!
1. Defina um tema
Esse é o principal passo, pois ele definirá todo o caminho a percorrer na elaboração do seu podcast. O foco em determinado assunto garante a conexão com o público-alvo e evita um conteúdo confuso e sem direção.
Logicamente, esse tema deverá abordar assuntos relacionados à missão e visão da marca empresarial, ou seja, apresentará
áudios que refletem a autoridade e domínio sobre temas específicos e ajudarão a criar uma assiduidade no relacionamento com o cliente.
2. Encontre participantes
Busque consultores, especialistas, pesquisadores e outras pessoas que possam enriquecer o conteúdo. A ideia é criar uma parceria com essas pessoas e dividir o conhecimento com os ouvintes.
Nessa estratégia, é possível criar
áudios que reproduzam entrevistas, debates, aulas ou palestras sobre determinado tema. Esse conteúdo didático é mais uma forma de criar uma imagem de autoridade perante o cliente.
3. Planeje o conteúdo
Elabore um
roteiro de criação. Para isso, separe o áudio em tópicos principais e anotações. Sempre que possível, adicione informações estatísticas e os materiais de referência como links, livros, autores etc.
Sobre o aspecto empresarial, é importante
priorizar a criação de um conteúdo que diferencie da concorrência. Dessa forma, é bom ouvir alguns podcasts já existentes e analisar os modelos de reprodução e, a partir disso, encontrar e desenvolver o ponto ideal, ou seja, que for mais atrativo para o seu público-alvo.
Também é bom que o áudio contenha um momento de CTA. Nessa parte, o ouvinte será convidado a realizar alguma ação que seja benéfica para a empresa, como realizar uma compra ou gerar tráfego acessando outro conteúdo da organização.
4. Use equipamentos adequados
Os equipamentos variam muito em preço e qualidade. Busque microfones ou headsets compatíveis com o
planejamento financeiro e qualidade de som pretendidas. No mercado, há microfones USB, de lapela, além dos próprios equipamentos acoplados em PCs ou smartphones.
O ferramental adequado só é otimizado em locais silenciosos. O ideal é evitar lugares abertos, com muitos ruídos e interferências. Dentro do planejamento financeiro você deverá definir a necessidade de um estúdio para isso ou não.
Cuide bem da qualidade do áudio. Um som claro e agradável ajudam a atrair e reter a audiência.
5. Edite o áudio
Após o término da gravação é necessário
editar a reprodução do conteúdo. Nessa etapa, o editor extrai eventuais ruídos, identifica desnivelamentos e controla o volume, além de cortar longas pausas, erros ou informações desnecessárias.
Também nessa etapa, é possível enriquecer o áudio com trilhas sonoras, vinhetas e
jingles. Tempo de reprodução e volume são controlados para tornar o áudio mais atrativo. Uma canção pode ser reproduzida em maior altura em transições de tópicos, por exemplo.
6. Publique o podcast
Tudo pronto? É hora de
publicar o áudio! Nessa etapa o que vale é escolher a plataforma ideal. Há no mercado opções pagas e gratuitas como a
SoundCloud.
Também é possível publicar pelo
Spotify, só que a postagem é feita diretamente da sua hospedagem de mídia em vez do feed RSS. O envio só é concluído entre 2 e 5 dias, sem aviso. Dessa forma, você deverá monitorar até que o áudio esteja no ar.
A escolha de plataforma influencia em disponibilidade de ferramentas para gerenciamento de áudios. Os aplicativos devem
oferecer serviços de análise estatística, criação de contas personalizadas e envio de feeds.
Por fim, é necessário pensar também em uma frequência de publicação. Esse recurso serve para manutenção e engajamento da audiência. As pessoas trabalham com expectativas diárias, semanais ou mensais e acabam mentalizando o momento e a hora certa para ouvir o podcast preferido.
7. Divulgue seus podcasts
Diversifique os canais de divulgação utilizando redes sociais e seus próprios canais como o YouTube e o blog. Elabore chamadas com pequenas partes do áudio de forma que desperte a curiosidade de audição do podcast.
8. Venda com seus podcasts
O último passo, e um dos mais importantes, é
se preparar para os primeiros leads. Pense em um relacionamento que favoreça a geração de oportunidades e transformação em clientes.
Entenda pelo que eles se interessam e trace um caminho até chegar às ofertas. É nessa etapa que a landing page, já mencionada aqui, deve auxiliar seu plano de marketing com
materiais, conteúdos exclusivos e listas VIP.
Como integrar o áudio marketing em uma estratégia completa?
Bom, a intenção por trás do áudio marketing
não é substituir sua estratégia de textos, mas aprimorá-la! Desde que o marketing digital passou a fazer parte da estratégia das grandes organizações, o conteúdo escrito foi o grande carro-chefe do plano.
A importância da leitura está no aprimoramento do vocabulário e no desenvolvimento de raciocínio e interpretação. Dessa forma, não acreditamos que essa espécie de conteúdo perderá o seu valor. A questão aqui é
diversificar a experiência de interação.
O áudio marketing aparece como a principal estratégia de comunicação auditiva. O ser humano não só aprende como também se envolve pelo diálogo verbal, e é nessa brecha que o som conquista o cliente.
Hoje, a evolução tecnológica possibilita acrescentar de forma mais humana esse recurso e alcançar um maior número de pessoas. Veja agora
como o áudio marketing completa a sua estratégia.
Acrescentando mais leads
Use os seus formulários via landing page para capturar mais leads. Programe no próprio sistema de player um campo de liberação com o e-mail de usuários para oferecer conteúdo em posts narrados e audiobooks. Você fará
áudio marketing e e-mail marketing de uma só vez.
Ampliando o tempo e o momento de alcance
Textos estarão restritos ao momento ocioso do cliente, mas áudios estarão disponíveis a qualquer instante: em trânsito, em academias, em deslocamentos etc. Nessa parte, os audioposts ou podcasts representam o principal recurso de alcance.
Conectando clientes e colaboradores
Crie conteúdos de treinamento, além de audiobooks e posts narrados. Em casos de times de vendedores, a organização enfrenta escassez de tempo de instrução, já que essa função exige muito dinamismo com deslocamentos constantes e muitas visitas.
Dessa forma, você pode criar
áudios de informação, engajamento e ensino a distância. Use diferentes narradores para adequar o áudio a cada situação e disponibilize de acordo com as necessidades do time.
Estendendo o tempo de engajamento
Crie áudios com uma
leitura agradável e em tempo adequado. O resultado final é um aumento no período de visita e atração diversificada. É certo que um especialista em leitura dinâmica faria o tempo de visita ser bem menor, porém, a possibilidade do áudio também pode favorecê-lo, abrindo espaço para outros afazeres durante a audição.
Aumentando a visibilidade
Não esqueça dos
usuários ausentes em redes sociais. Algumas pessoas são melhor atraídas por conteúdos mais humanizados e têm pouco interesse em navegação e e-mails. Esse público também pode ser alcançado e conquistado com mais facilidade por meio do formato em áudio.
Melhorando o ranqueamento SEO
Atualizar o seu conteúdo com opções multimídia melhora a posição no Google. Dessa forma, a estratégia de áudio marketing melhora o ganho orgânico, acrescentando tempo nos períodos de visita.
Hoje, os mecanismos de busca consideram a
métrica Time on Page como segundo critério mais importante no ranqueamento e não é impossível prever que surjam, em um futuro próximo, algoritmos que trabalhem a relevância do conteúdo em áudio.
Qual a influência do áudio marketing nas experiências digitais?
Cada vez mais a
hiperconexão contribui para maiores possibilidades multimídia. Nesse campo o áudio digital, com melhor formato e qualidade, aparece como alternativa de publicidade.
Hoje há uma diversidade cultural muito mais contundente no hábito do consumidor. Dessa forma,
a relevância na escolha da publicidade de áudio digital não está no espaço publicitário, mas no perfil da audiência.
O áudio digital permite uma segmentação mais refinada, identificando nichos por demografia, geolocalização, interesses pessoais e até estilos musicais favoritos. Dessa forma, os profissionais de marketing podem analisar dados de audiência e reação sobre o conteúdo com mais precisão.
Outro motivo que altera drasticamente a experiência de comunicação é a falta de tempo das pessoas. Há uma grande quantidade de conteúdo a ser consumido e pouca disponibilidade para consumir.
Por outro lado, a necessidade de consumo impulsiona a busca de novos formatos mais acessíveis e práticos. Dessa forma,
o usuário identifica o áudio como uma alternativa que otimiza o tempo.
Outra estratégia que vem encontrando sucesso nesse contexto é o uso de assistentes de voz. Como explicado, esse recurso acrescenta inteligência artificial na interação com o cliente e disponibiliza funcionalidades interessantes como as compras online, a escolha de uma música ou um comando de voz para acionar algum equipamento.
Ainda dentro dessa tecnologia, a experiência de busca também é alterada. A evolução dos algoritmos de audição permite o aprimoramento, a precisão e a expansão do campo de pesquisa.
O serviço
Google Duplex é um exemplo de IA que influencia a experiência digital por meio de uma
interação humano-computador mais humanizada. A ideia é gerar uma sensação de conversa natural entre duas pessoas com aplicação de redes neurais mais profundas.
Por fim, a
tradução de conteúdos por voz também é uma alternativa recente oferecida aos usuários. Essa nova experiência dá acesso a tradutores em tempo real para diversos idiomas. O
Skype Translator é um exemplo de serviço oferecido pela Microsoft.
Bom, chegamos ao final do nosso artigo! Este guia teve a intenção de oferecer um panorama atualizado sobre as principais
possibilidades de gerenciamento e implementação de áudio marketing integrada a uma estratégia completa.
É importante ressaltar que hoje, os podcasts representam o principal recurso de áudio para implantar essa tecnologia. Dessa forma, trabalhar esse conteúdo da forma correta deverá acrescentar qualidade e retorno de investimento sobre o plano de ação.
Seja bem-vindo ao mundo dos podcasts, audiobooks e audioposts! Que tal
criar, inspirar, transformar e engajar muito mais alto em sua estratégia de áudio marketing?
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